Blog Reaja!

REAJA! 52 PRINCÍPIOS SOBRE O LIVRO DE NEEMIAS

Princípio 33: Superação
4 ago 2021, 00h00

Superação 

“Quando Sambalate ouviu que nós estávamos reconstruindo a muralha, ficou irado e indignado, e começou a zombar dos judeus.” Neemias 4:1 NAA

O capítulo 4 do livro de Neemias inicia com a oposição dos inimigos em relação a reconstrução do muro de Jerusalém. Sambalate foi tomado pela ira e indignação quando notou o sucesso de Neemias naquele projeto. Quando decidimos recomeçar como Neemias, utilizando todas as ferramentas citadas anteriormente, nós despertamos o favor de Deus e a fúria de “Sambalate”. No momento em que o inimigo reconhece que você não está sozinho, quando ele percebe que os estragos do passado foram consertados, que a “porta das ovelhas” (Jesus) foi reestabelecida em seu coração. Ele tentará interromper de todas as formas o grande projeto. E, nessa hora de afronta e desprezo, você deve falar com Deus e usar a ferramenta da superação.

Superação é ultrapassar uma situação desagradável, é vencer, ter domínio e passar por cima das dificuldades. “Na presença de seus irmãos e do exército de Samaria ele disse: — O que é que esses judeus fracos estão fazendo? Vocês vão permitir que eles continuem? Será que vão oferecer sacrifícios? Pensam que podem acabar a obra num só dia? Será que as pedras que foram queimadas poderão renascer daqueles montões de pó? Tobias, o amonita, estava com Sambalate e disse: — Mesmo que reconstruam, se vier uma raposa, derrubará aquela muralha de pedras!” Neemias 4:2-3 NAA Aqueles construtores judeus, foram ridicularizados, zombados, chamados de fracos, e desprezados na frente de um exército, mas eles superaram o momento de aflição. E Neemias não precisou escrever ao rei Artaxerxes pedindo socorro, mas de maneira sábia, ele abriu a boca e falou com Deus, pedindo justiça. “Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze com que o seu desprezo recaia sobre a cabeça deles, e faze com que sejam despojo numa terra de cativeiro. Assim, reconstruímos a muralha. E toda a muralha foi acabada até a metade da sua altura, porque o povo tinha ânimo para trabalhar.” Neemias 4:4, 6 NAA. No momento de humilhação, muitos abrem a boca em direção a pessoas para simplesmente reclamar da situação de desprezo. Porém, Neemias nos ensina que a superação é fruto de um diálogo com Deus e não com o mundo.