Blog Reaja!

REAJA! 52 PRINCÍPIOS SOBRE O LIVRO DE NEEMIAS

Princípio 42: Justiça
13 ago 2021, 00h00

Justiça

“Por isso prossegui: O que vocês estão fazendo não está certo. Vocês devem andar no temor do nosso Deus para evitar a zombaria dos outros povos, os nossos inimigos. Devolvam-lhes imediatamente suas terras, suas vinhas, suas oliveiras e suas casas, e também os juros que cobraram deles, a centésima parte do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite.” Neemias 5:9, 11 NVI.

A justiça além de nos proteger como uma couraça durante as guerras, ela é a ferramenta que produz um brilho especial em nossa caminhada. Davi, em suas últimas palavras, disse: “O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra’.” 2 Samuel 23:3-4NVI. Neemias, como governador, conseguiu resolver com sabedoria o problema de opressão e injustiça porque o seu coração era justo e temente ao Senhor. Sua decisão trouxe luz para a população sofredora, que estava sendo humilhada e escravizada pelos nobres.

Isso nos ensina que as nossas atitudes precisam levar luz para aqueles que estão sendo atormentados pela falta de amor. Jesus, em um dos seus sermões, nos constituiu como luz nessa terra e nos convocou a brilhar. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Mateus 5:14, 16 NVI O verdadeiro brilho do ser humano não está no status, mas no caráter! Se obtermos o caráter de Cristo, seremos como potentes holofotes em meio a escuridão. “A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.” Salmos 112:4 NVI Pessoas justas são aquelas são íntegras e honestas. Rejeitam o suborno e não tiram vantagem do próximo. Elas agradam a Deus, e vivem em segurança pois o Senhor as protege. “Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.” Salmos 5:12 NVI. A luz de Neemias brilhou quando ele condenou a injustiça e libertou o povo das suas dívidas. Aqueles que murmuravam passaram a celebrar ao Senhor. “A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração.” Salmos 97:11 NVI. Que a luz da justiça esteja bem acesa em seu coração, para você continuar brilhando em sua caminhada. Seja justo!