Blog Reaja!

REAJA! 52 PRINCÍPIOS SOBRE O LIVRO DE NEEMIAS

Princípio 39: Luta
10 ago 2021, 00h00

Luta

Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.” Neemias 4:14 NVI.

Lutar significa combater o inimigo. No sentindo figurado, é esforçar-se para vencer um obstáculo e atingir o alvo. Dentre muitas interpretações, lutar consequentemente significa disputar uma vitória. Logo, quem deixa de lutar entrega ao outro a oportunidade de vencer. Neemias não tinha vindo de tão longe para desistir diante do ataque de inveja de Sambalate e Tobias. Ele não entregaria a oportunidade de vencer para os seus inimigos. Por isso, ele preparou os judeus para o combate. Todos nós enfrentaremos lutas. Mas, é fundamental saber contra quem estamos lutando. “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Efésios 6:12 NVI.

Atualmente, nossos inimigos não são as pessoas, não é Sambalate, Tobias, fulano ou ciclano. Nossa luta é contra as forças espirituais do mal, contra os poderes, autoridades e dominadores deste mundo de trevas. O mal pode até usar pessoas e situações para nos ferir, pois uma das suas armadilhas é desviar o nosso foco do real adversário, mas saiba que não é contra os seres humanos e sim contra os poderes do inimigo que devemos lutar para conquistar a vitória. Veja o que Jesus disse: “Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.” Lucas 10:19 NVI. Podemos lutar com a garantia da vitória, porque Jesus nos concedeu autoridade sobre todo poder do inimigo. Nada nos fará dano! Apóstolo Paulo já havia experimentado o poder dessas palavras, e escreveu aos romanos a seguinte mensagem: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:37 NVI. Cerca de dois mil e quatrocentos anos atrás, Neemias encorajou aquela população a lutar para proteger a família. Milênios se passaram, os inimigos mudaram, mas a família continua sendo alvo de ataque e precisa de proteção. A família é um projeto de Deus. E o nosso dever é lutar contra todas as ciladas do inimigo para protegê-la. “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7 NVI. Lute pela sua família, lute pelos seus objetivos, lute contra o desânimo, lute com coragem, pois Jesus já nos concedeu a vitória. “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33 NVI.