Blog Reaja!

A obra inicia

SÉRIE REFLEXÕES sobre o LIVRO DE NEEMIAS - TEXTO 3
27 jun 2021, 00h00

Neemias 3

Então o sumo sacerdote Eliasibe e os outros sacerdotes começaram a reconstruir a porta das Ovelhas. Eles a consagraram, colocaram as portas no lugar e reconstruíram o muro até a torre dos Cem, que também consagraram, e até a torre de Hananel. Os habitantes da cidade de Jericó trabalharam ao lado deles, e mais adiante estava Zacur, filho de Inri. A porta do Peixe foi construída pelos filhos de Hassenaá. Colocaram as vigas, levantaram as portas e puseram os ferrolhos e as trancas. Meremote, filho de Urias e neto de Hacoz, consertou o trecho seguinte do muro. Ao seu lado estava Mesulão, filho de Berequias e neto de Mesezabel, e mais adiante, Zadoque, filho de Baaná. Os habitantes de Tecoa consertaram o trecho seguinte, embora seus líderes se recusassem a trabalhar com os supervisores da construção. Neemias 3.1-5.

Algo realmente mudou em Jerusalém desde a chegada de Neemias. Ele usou a urgência, governada pela missão, para identificar o desafio e para convocar os líderes e o povo de Jerusalém para fazer a reconstrução – Neemias 2.17b Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém e acabar com essa vergonha! Neemias estava dizendo aos líderes que aquele problema era deles e que eles podiam fazer melhor do que aquilo que se via. Para isso, precisariam renunciar ao que poderia ter sido, que os deixava presos ao passado, para se concentrar no que poderia ser, de maneira que a esperança fosse renovada para o futuro. A restauração de Jerusalém faria com que as promessas feitas aos patriarcas e através dos profetas fossem cumpridas, como a chegada de um rei messiânico, a presença de Deus manifestada entre Seu povo e a expansão do reino de Deus sobre as nações – Isaías 11.1-4,9,10 Do tronco da linhagem de Jessé brotará um renovo; sim, um novo Ramo que de suas raízes dará frutos. E o Espírito do Senhor estará sobre ele, o Espírito de sabedoria e discernimento, o Espírito de conselho e poder, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor. Ele terá prazer em obedecer ao Senhor; não julgará pela aparência, nem acusará com base em rumores. Fará justiça aos pobres e tomará decisões imparciais em favor dos oprimidos. A terra estremecerá com a força de sua palavra, e o sopro de sua boca destruirá os perversos. Em todo o meu santo monte, não se fará mal nem haverá destruição, pois, como as águas enchem o mar, a terra estará cheia de gente que conhece o Senhor. Naquele dia, o descendente de Jessé será uma bandeira de salvação para todo o mundo. As nações se reunirão junto a ele, e a terra onde ele habita será um lugar glorioso. Neemias havia escondido em seu coração as promessas divinas. Nós conhecemos as promessas de Deus? Temos guardado essas promessas em nossos corações? Nosso Pai celestial, que é fiel, cumprirá as promessas que Ele fez em sua Palavra – Isaías 58.12 Reconstruirão as ruínas desertas de suas cidades e serão conhecidos como reparadores de muros e restauradores de ruas e casas.

Naqueles dias, as cidades eram protegidas pelos muros que as rodeavam. Se um inimigo atacava a cidade, poderia levar até seis meses para abrir espaço e entrar, graças a esses muros. Sem essa proteção, os habitantes de Jerusalém eram vulneráveis diante dos ataques e das provocações. Ao se verem indefesos, sentiam-se também desanimados e derrotados. Quando um exército entrava em uma cidade e se apoderava dela, a primeira coisa que se fazia era destruir seus muros. Era um símbolo da derrota e do desamparo. Com seus muros destruídos, Jerusalém era uma desonra para o povo de Deus, pois era como estar desamparado por Deus. Neemias reconheceu que o povo de Jerusalém estava indefeso, vencido e desprotegido. As pessoas se transformam em líderes pela forma com que respondem as circunstâncias. Os líderes se levantam ou caem segundo as decisões que tomam. Neemias não tinha as habilidades necessárias para o trabalho, mas tinha um coração disponível. Deus o escolheu por três razões: porque ele era sensível, ele era de confiança e se colocou a sua disposição. O que comove seu coração? Você está disposto que Deus use a sua vida no lugar, no momento e da forma que Ele quiser? Neemias era um homem de oração que desejava agradar a Deus por sua vida. Por isso não fez nada antes de orar. Devemos também fazer da oração a nossa prioridade e não nosso último recurso. Neemias era também um homem de ação, orientado para a conclusão de suas metas e que queria o êxito. Ele era um homem organizador, motivador e administrador. Sob sua liderança, os muros que estavam destruídos durante décadas foram levantados em cinquenta e dois dias. Antes, porém, de começar a mover-se, caiu de joelhos. Antes de fazer qualquer coisa, estava a sós com Deus e orava. A oração transforma as promessas de Deus em obras. Jim Elliot, missionário morto no campo missionário, disse: Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder.

Deus faz planos, pois Ele ama a ordem – I Coríntios 14.33 Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Quando nós seguimos seu esquema de trabalho planejado com todo o cuidado, estamos atuando em obediência às suas indicações, seu plano e seu propósito para nossa vida. Deus abençoa a obediência – Efésios 5.15-17 Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor. Quando oramos e planejamos, estamos abrindo a mente e o coração para Deus. Então é quando ouvimos sua voz – Neemias 2.12b Não havia contado a ninguém os planos para Jerusalém que Deus tinha colocado em meu coração. Quando Deus encontra uma pessoa que assume a visão dele, Ele supre os recursos necessários. Neemias havia ouvido a voz de Deus. Estava sensível diante do coração de Deus, e disposto a se deixar usar por ele. Quando Deus o moveu, ele começou a orar. O homem prudente ora e faz planos. Que planos você fez para seu crescimento espiritual? Você precisa ter pelo menos três planos:

1. Um plano para orar.
2. Um plano para ler a Bíblia.
3. Um plano para testemunhar.
 

Neemias sabia que seu projeto de reconstrução dos muros necessitaria de uma equipe de pessoas consagradas e trabalhadoras que compartilhassem sua visão. Quando chegou a Jerusalém, as pessoas com as quais se encontrou sentiam-se derrotadas e apáticas, e viviam em meio aos escombros. Nos últimos noventa anos, eles haviam tentado, em duas ocasiões, a reconstrução dos muros, mas sem sucesso. O povo perdeu toda a segurança. Por isso, Neemias apelou para a preocupação deles com a gloria de Deus, pois aquela situação também era vergonhosa para o Senhor e para o Seu glorioso nome. Para isso, ele formou equipes, mobilizou-as e conseguiu que o muro estivesse construído cinquenta e dois dias depois. A sua liderança não era por causa de sua posição, mas sim por causa de sua influência. Quando o povo viu a mão de Deus naquilo, a visão deixou de pertencer somente a Neemias. Agora pertencia a todo o povo. Neemias envolveu todos os habitantes da cidade na reconstrução dos muros. Os líderes religiosos abriram caminho, enquanto homens e mulheres, gente da cidade e da zona rural, trabalhadores intelectuais ou manuais, levantaram as pedras. Havia perfumistas, líderes do governo e líderes do mundo dos negócios. Todos estavam erguendo pedras e fazendo a massa, pois Neemias dividiu uma grande meta em tarefas menores – Neemias 3.6,7 Os reparos da porta Antiga foram realizados por Joiada, filho de Paseia, e por Mesulão, filho de Besodias. Colocaram as vigas, levantaram as portas e puseram os ferrolhos e as trancas. Ao lado deles estavam Melatias, de Gibeom, Jadom, de Meronote, homens de Gibeom e homens de Mispá, cidades sob a autoridade do governador da província a oeste do rio Eufrates. Qual é a sua maior motivação de vida? A maior motivação da vida não é a externa (o que você precisa ver) nem a interna (o que você precisa sentir), mas a eterna (a que você precisa crer). A motivação eterna é a glória de Deus! Por isso a nossa vida deve ser voltada para a glória de Deus, deve ser vivida pelo reino de Deus e deve ser usada para o bem do seu povo – I Coríntios 10.31 Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.


Pr. Jamir Sbrana
Pastor da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana-BA