Estratégia de batalha
Série Reflexões sobre o livro de Neemias - Texto 5
27 jun 2021, 00h00
Neemias 4
Para que Satanás não tenha vantagem sobre nós, pois conhecemos seus planos malignos. 2 Coríntios 2.11
Existe um bom número de coisas que estamos fazendo neste momento, que para nós são importantes, mas que não vão significar nada daqui a dez anos. Por isso, você precisa se juntar a maior das causas do mundo: o Reino de Deus – Lucas 12.31 Busquem, acima de tudo, o reino de Deus, e todas essas coisas lhes serão dadas. A reconstrução dos muros de Jerusalém aconteceu há mais de três mil anos a ainda hoje tem um significado muito profundo até para nós, através dos exemplos. Qual muro de relacionamento você precisa reconstruir em sua vida? Como você pode reconstruir relacionamentos na sua vida que causem impacto em outros para Cristo? À medida que os muros foram subindo e as brechas foram sendo fechadas, o inimigo se enfureceu e atacou o poder de Deus, zombando dos construtores – Neemias 4.1-3 Sambalate ficou furioso quando soube que estávamos reconstruindo o muro. Indignou-se e zombou dos judeus. Disse na presença de seus companheiros e dos oficiais do exército samaritano: O que esse punhado de judeus fracos pensa que está fazendo? Imaginam que serão capazes de construir o muro em um dia só porque ofereceram alguns sacrifícios? Pensam que podem fazer algo com as pedras queimadas que tiraram de um monte de entulho? Tobias, o amonita, estava ao seu lado e comentou: Basta uma raposa subir lá, e esse muro de pedra desaba! Os seus ataques eram direcionados a Deus, na tentativa de mostrar a sua incapacidade de intervir naquela situação, e foram feitos na presença dos edificadores, para causar o desencorajamento. Porém, quando passamos tempo com Deus, não podemos deixar de refletir a sua presença diante dos outros. Neemias confiava em Deus e por isso, orou ao Senhor, buscando nele o apoio necessário – Neemias 4.4,5 Então orei: Ouve-nos, nosso Deus, pois estamos sendo ridicularizados. Que essa zombaria caia sobre a cabeça deles, e que eles próprios se tornem prisioneiros numa terra estrangeira! Não ignores sua culpa. Não apagues seus pecados, pois provocaram tua ira aqui, diante dos construtores. Quanto maior a hostilidade, mais você vai precisar confiar em Deus. A oração é sua grande aliada quando o estão atacando. Quando ridicularizarem você, não enfrente as pessoas, converse com Deus. Neemias fez pouco caso do insulto e avançou em direção à sua meta. Ore e continue fazendo o que deve ser feito. O escárnio nunca poderá deter o que você está fazendo, a menos que você permita. Por causa disso, apesar dos insultos, o trabalho continuou com entusiasmo – Neemias 4.6 Por fim, o muro foi reconstruído até metade de sua altura ao redor de toda a cidade, pois o povo trabalhou com entusiasmo. O primeiro ataque havia falhado.
Porém, não demorou muito para que o inimigo mudasse a sua estratégia, pois Sambalate agitou os descontentes para que resistissem ao projeto de construção dos muros que Neemias havia lançado, conseguindo a adesão de muitos que se opunham à obra – Neemias 4.7,8 No entanto, quando Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os asdoditas souberam que a obra avançava e que as brechas no muro de Jerusalém estavam sendo fechadas, encheram-se de ira. Eles planejaram vir, lutar contra Jerusalém e causar confusão em nosso meio. Uma vez que Artaxerxes havia autorizado a construção, nenhum ataque podia ser oficial. A forma mais rápida de espalhar um rumor era se alimentar dos medos que as pessoas tinham. Por isso, Neemias orou novamente a Deus e estabeleceu um plano – Neemias 4.9 Mas nós oramos a nosso Deus e colocamos guardas na cidade de dia e de noite para nos proteger. Precisamos, como Neemias, reconhecer e respeitar a força de nossos inimigos. Neemias fez com que eles orassem e atuassem. Até aquele momento, somente Neemias havia orado. Agora, graças a seu exemplo, todos estavam orando. Ele havia orado constantemente até aquele momento. O povo, que o viu orar, e viu sua fidelidade a Deus, agora começou a orar também. Era preciso vigiar e orar! Vigiar é fazer a sua parte: colocar-se em guarda. Orar é buscar a parte divina: confiar em Deus. Estamos alertas quando fechamos nossa porta; oramos quando dizemos a Deus que confiamos nele. Mas, os rumores trouxeram o desânimo para a obra. Quando você acha ser mais provável que apareça o desânimo? Geralmente, o desânimo aparece quando estamos na metade do projeto – Neemias 4.10 Então o povo de Judá começou a se queixar: Os trabalhadores estão cansados, e ainda há muito entulho para remover. Não seremos capazes de construir o muro sozinhos. O desânimo tem quatro causas principais:
Os rumores foram espalhados pelos judeus que moravam fora da cidade e que estavam mais perto do inimigo – Neemias 4.12 Os judeus que moravam perto dos inimigos nos disseram diversas vezes: Eles virão de todas as direções e nos atacarão! Assim, Neemias reforçou os lugares mais vulneráveis; aqueles lugares onde a muralha estava mais baixa e que necessitavam de ajuda especial – Neemias 4.13 Por isso, coloquei guardas armados atrás das partes mais baixas do muro e nos lugares mais expostos. Dividi-os por famílias, para que montassem guarda armados com espadas, lanças e arcos. Você sabe onde estão os pontos frágeis de sua vida e família? Onde vocês estão mais expostos a ataques? Para aliviar os temores do povo e reforçar a sua confiança, Neemias focou em Deus como sua esperança e levou cada um a olhar para o futuro e não para os inimigos, pois a vitória viria do Senhor – Neemias 4.14 Examinei a situação, reuni os nobres, os oficiais e o restante do povo e lhes disse: Não tenham medo do inimigo! Lembrem-se do Senhor, que é grande e temível, e lutem por seus irmãos, seus filhos, suas filhas, suas esposas e seus lares! Eles deveriam se lembrar da grandeza de Deus, reconhecer o Seu poder, e temer o Seu nome, pois o temor do Senhor substitui o temor ao homem. Cada vez que começamos a estabelecer algo para Deus, estamos buscando uma batalha. Tanto que, se é o caso de reerguer o seu casamento ou sua vida espiritual, você está procurando briga, pois Satanás vai de encontro a tudo o que Deus abençoa. Ele usa as pessoas para nos fazerem oposição. Por isso, precisamos edificar e lutar ao mesmo tempo – Neemias 4.19,20 Então expliquei aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: A obra é extensa, e estamos muito separados uns dos outros ao longo do muro. Quando ouvirem o toque da trombeta, corram para onde ele soar. Nosso Deus lutará por nós. Os 52 dias de reconstrução dos muros foram muito intensos, não apenas pela obra em si, mas pelos desafios enfrentados em termos de críticas e de perseguição. Neemias e os construtores venceram insultos, ameaças, intrigas e mentiras. Não podemos parar e nem desistir, pois o Senhor está agindo – Neemias 4.15 Quando nossos inimigos descobriram que sabíamos de seus planos e que Deus os havia frustrado, todos nós voltamos ao trabalho no muro. A conquista não era apenas um esforço humano, era um ato de Deus, para a glória de Deus.