Fidelidade e perseverança
Série Reflexões sobre o livro de Neemias - Texto 7
27 jun 2021, 00h00
Neemias 6
Ele, porém, respondeu: Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão! Lucas 19:40
Os arqueólogos encontraram uma parte do muro reconstruído por Neemias em Jerusalém. Depois de milhares de anos, as próprias pedras testemunham da fidelidade e da perseverança de Neemias, com um clamor para fortalecer e desafiar a nossa fé. Como as gerações futuras saberão que você foi fiel a Deus? Que evidências você vai deixar para que os outros encontrem? Quando teve de escolher entre lutar contra a crítica ou continuar construindo seu muro, Neemias escolheu o muro. Ele não permitiu que nada o distraísse. Para isso, manteve os olhos fixos em sua meta, mesmo quando os inimigos sugeriram uma conferência de paz – Neemias 6.1-4 Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos descobriram que eu havia terminado de reconstruir o muro e que não restavam brechas, embora as portas ainda não tivessem sido colocadas em seus lugares. Então Sambalate e Gesém enviaram uma mensagem pedindo que eu me encontrasse com eles num dos povoados da planície de Ono. Sabendo que eles planejavam me fazer mal, respondi com a seguinte mensagem: Estou envolvido com uma obra muito importante e não posso ir. Por que eu deveria interromper o trabalho para me encontrar com vocês? Quatro vezes eles enviaram a mesma mensagem, e cada vez lhes respondi da mesma forma. O muro estava quase terminado e os inimigos de Neemias estavam ficando desesperados. Por isso, tentaram desviar Neemias do seu trabalho. Todos os seus anos como copeiro do rei lhe fizeram entender que se tratava de uma tentativa de assassinato. Sabia que, se fosse reunir-se com eles, poderia ser morto. Ele viu as más intenções que se escondiam por trás da sua petição.
A reconstrução dos muros de Jerusalém era a linha divisória e delimitadora, onde o verdadeiro Israel viveria sem mistura como povo escolhido e separado, fortalecendo assim, a mensagem de um só Deus, um só povo e um só lugar de culto. Dentro do muro, a adoração estaria fundamentada no culto no Templo, nas Escrituras e nos mandamentos de pureza e santidade – Levítico 19.1,2 O Senhor também disse a Moisés: Dê as seguintes instruções a toda a comunidade de Israel. Sejam santos, pois eu, o Senhor, seu Deus, sou santo. Por isso, por quatro vezes trataram de deter ou atrasar seu trabalho. Em cada uma daquelas vezes, Neemias disse “não”. Então os inimigos tomaram a decisão de caluniar Neemias para que ficasse desacreditado. Para isso, enviaram uma carta a Neemias, mas não a selaram, de propósito, para que todos a pudessem ler. Queriam que ela se tornasse pública para levantar rumores e suspeitas contra Neemias, de que a sua motivação era tomar o poder e de rebelar contra o rei – Neemias 6.5-8 Na quinta vez, o servo de Sambalate trouxe nas mãos uma carta aberta, que dizia: Há um boato entre as nações vizinhas, e Gesém o confirma, que você e os judeus planejam se rebelar e, por isso, estão reconstruindo o muro. De acordo com esses relatos, você planeja se tornar o rei deles. Corre a notícia de que você nomeou profetas em Jerusalém para proclamarem a seu respeito: Olhem! Há um rei em Judá! Pode ter certeza de que essa informação chegará ao conhecimento do rei. Sugiro, portanto, que venha conversar comigo. Eu lhe respondi: Nada do que você diz é verdade. É tudo invenção sua. Neemias compreendeu o que eles traziam nas mãos: uma armadilha. Eles tentaram a distração e como falharam, estavam usando a difamação. Neemias decidiu não responder aos rumores e as insinuações. Ele não se deixou desanimar e colocar tudo a perder. Para isso orou a Deus – Neemias 6.9 Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra. Eu, porém, orei: Agora, fortalece as minhas mãos! Precisamos nos dar conta de que haverá pessoas e coisas que tentarão tirar nossos olhos da meta. Quando isso acontecer, você terá de decidir: ou você passa todo o tempo lutando contra as críticas ou continua trabalhando no muro. Neemias sabia o que o inimigo tinha em mente, e não estava disposto a ceder.
Quando as outras tentativas falharam, os inimigos buscaram vencer Neemias pelo medo, de maneira que ele acreditasse que sua vida corria perigo. Para isso compraram ao sacerdote Semaías, amigo de Neemias, para dizer que existia um plano para matar Neemias – Neemias 6.10-13 Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancado portas adentro. Ele disse: Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite. Todavia, eu lhe respondi: Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei! Percebi que Deus não o tinha enviado, e que ele tinha profetizado contra mim porque Tobias e Sambalate o tinham contratado. Ele tinha sido pago para me intimidar, a fim de que eu cometesse um pecado agindo assim, e então eles poderiam difamar-me e desacreditar-me. A única maneira de estar seguro, disse a Neemias seu falso amigo, seria se ele corresse e se escondesse no Lugar Santíssimo do Templo. O temor de Deus impediria que os assassinos entrassem ali. O que impediu que Neemias cedesse diante daquela ameaça de morte? Neemias sabia que não poderia como líder, fugir, pois havia outras pessoas observando suas reações. Ele reconheceu que aquele conselho não procedia de Deus. Da mesma maneira precisamos estar em comunicação constante com Deus através da oração e da leitura da Sua palavra, para que ninguém possa nos enganar com uma "mensagem secreta de Deus" – Isaías 8.20 Consultem a lei e os ensinamentos de Deus! Aqueles que contradizem sua palavra jamais verão a luz. Se Neemias corresse para se esconder no templo, colocaria em perigo a sua integridade, pois era contrário à lei que alguém que não fosse sacerdote entrasse no Lugar Santíssimo. O castigo para o que quebrasse essa lei era a morte. Neemias sabia disso. Nunca permita que o medo o faça quebrar as leis de Deus. Isso é precisamente o que seus inimigos querem que você faça. Se não podem assustá-lo para que renuncie a tudo, vão tentar pressioná-lo para que desobedeça a Deus, e assim perca sua eficácia. Essas são as últimas tentativas desesperadas dos inimigos, e as mesmas coisas vão acontecer em sua vida. Por isso Neemias orou novamente a Deus, confiando na sua justiça – Neemias 6.14 Lembra-te do que fizeram Tobias e Sambalate, meu Deus, lembra-te também da profetisa Noadia e do restante dos profetas que estão tentando me intimidar.
O que quer que tentassem seus inimigos, Neemias continuou se recusando a abandonar tudo. Por isso alcançou o que parecia impossível – Neemias 6.15,16 Por fim, no dia 2 de outubro, 52 dias depois de começarmos o trabalho, o muro ficou pronto. Quando nossos inimigos e as nações vizinhas souberam disso, ficaram assustados e sentiram-se humilhados. Perceberam que a obra havia sido realizada com a ajuda de nosso Deus. Os muros estavam prontos e a situação se inverteu, pois os judeus já não se sentiam desanimados, deprimidos ou temerosos. Jerusalém era uma cidade fortificada. Quem estava com medo? O inimigo, pois havia perdido sua segurança. Quando estamos sob pressão, oramos a Deus ou desanimamos. Precisamos de uma vida de oração contínua, pois Deus continua tendo o controle de tudo, e vai nos ajudar – Isaías 49.15,16 Pode a mãe se esquecer do filho que ainda mama? Pode deixar de sentir amor pelo filho que ela deu à luz? Mesmo que isso fosse possível, eu não me esqueceria de vocês! Vejam, escrevi seu nome na palma de minhas mãos; seus muros estão sempre em minha mente. Muitas pessoas têm o desejo de sair fugindo do seu trabalho, do seu casamento, de uma relação, da casa, porque têm medo de não poder enfrentar as situações. A coragem não consiste na ausência de temor. A coragem consiste em seguir adiante, apesar do temor, por causa das promessas de Deus – Zacarias 2.5 Pois eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória. Por isso, decida seguir a liderança de Deus em tudo o que você faz. Fidelidade sem perseverança traz desistência. Perseverança sem fidelidade conduz ao fracasso. Ore para que o Senhor fale ao coração até de seus inimigos. Não permita que o medo mantenha você separado de seu chamado.