Promotor de Missões

Acesse o conteúdo especial que preparamos para você!

Para Promotores!

Preencha o formulário para receber gratuitamente uma camisa personalizada do Promotor de Missões. Leia com atenção as informações e preencha corretamente:

(A distribuição das camisas está limitada a 01 unidade por igreja. Caso a igreja possua mais de um Promotor de Missões, a prioridade será do líder dos promotores. Os outros promotores poderão adquirir a camisa).
 

Mãos à obra, Promotor!

Em 2021, a nossa Campanha de Missões Estaduais é híbrida, ou seja, presencial e online. Essa é uma excelente oportunidade para você divulgar a obra missionária para os membros, congregados e visitantes de sua igreja e também nas redes sociais, alcançando outras pessoas.

A experiência que tivemos em 2020 nos ajudou a ter novas ideias. Utilizamos bastante os recursos digitais. Somos praticamente experts em lives! Agora, é hora de colocar em prática o que aprendemos mais uma vez e até mesmo aprimorar aquilo que foi feito.

Monte sua equipe. Motive pessoas, inclusive de outros ministérios da igreja, para que promovam junto com você a Campanha de Missões Estaduais.

Importante: A Campanha deverá ser realizada para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Assim como Neemias e o povo oraram e dependeram do Senhor para realizar a obra, precisamos orar constantemente e sermos dependentes dEle em tudo o que fizermos. Reaja! Vamos reconstruir!

PRESENCIAL

Cultos de Abertura e Encerramento: Nossa sugestão é que a igreja prepare, pelo menos, dois cultos especiais: um na abertura e outro no final da campanha. Os cultos ao longo desse período também poderão ser temáticos ou poderão ter sempre, pelo menos, um momento missionário.

Decoração: A igreja deverá estar devidamente decorada para Missões Estaduais. As pessoas que forem ao templo ou aquelas que assistirem a transmissão online deverão perceber, através de elementos decorativos, de que se trata da campanha missionária.

Inspire-se no tema e decore a igreja em função da identidade visual da campanha. Utilize os cartazes, as imagens e as cores presentes no material. Faça algo que também remeta à nossa Bahia e ao sertão nordestino. Se preferir, escolha alguma característica da sua região.

Seja criativo: utilize materiais que já possui ou faça algo com material reciclado. Economizar recursos e preocupar-se com o meio ambiente é sempre uma boa ideia! Ah, envie fotos pra gente mostrando o quão lindo ficou!

Campanha Eu Anuncio a Paz, 2019, PIB Aratuípe      
                            
Campanha Eu Creio, 2020, PIB São José da Vitória
 

Programação dos Cultos: Na liturgia dos cultos, utilize vídeos da Campanha disponibilizados pela CBBA ou solicite aos nossos missionários que gravem vídeos curtos relatando testemunhos. Recite com a igreja o tema e a divisa.

O ministério de louvor deverá ensaiar e executar a música oficial da campanha e os irmãos deverão aprender também. Outras músicas missionárias podem ser utilizadas. Teatro, pantomima, jogral, recitação de poema, são diversas as possibilidades para falar de Missões.

Divisão de Alvos pelas Classes de EBD: A CBBA propõe um alvo geral para a Campanha de Missões Estaduais. Cada igreja assume um alvo específico, que poderá ser dividido, como sugestão, entre as classes de Escola Bíblica Dominical. Cada classe deverá ter um prazo para arrecadação do valor.

Feiras Missionárias – Cada vez mais igrejas têm adotado as chamadas feiras missionárias que possuem dupla função: (1) Apresentar de forma diferente e criativa as informações sobre a obra missionária na Bahia; (2) Venda de produtos, cujo valor é destinado integralmente para o alvo da igreja na campanha.

Neste período de pandemia, é necessário um maior cuidado sanitário para a comercialização de alimentos. A venda de máscaras personalizadas é uma ótima opção, sendo utilizada por algumas igrejas em 2020, assim como os bazares.

ONLINE

Facebook: Atualize seu perfil no Facebook com nossas imagens de capa. Coloque na sua foto de perfil o tema da nossa campanha. Compartilhe as nossas imagens para postagens e para Stories. Publique também nossos vídeos na sua linha do tempo e nos seus grupos. Faça lives promovendo a campanha.

Instagram: Além de publicar imagens e vídeos da campanha nos stories e no feed, que tal gravar Reels sobre missões? Você também pode usar o nosso efeito exclusivo nos stories, é só buscar nos Gifs o termo campanhareaja2021. Ao postar, utilize a hashtag #campanhareaja2021. Você pode marcar também @batistasbaianos. Utilize também a rede social para promover lives com temas missionários.

Twitter: Em 280 caracteres, o que você pode falar sobre a obra missionária? Seja criativo!

Smartphone: Personalize também o fundo de tela do seu celular com uma de nossas imagens da campanha.

WhatsApp: Que tal criar uma lista de transmissão no WhatsApp com motivos de oração? A cada dia, motive as pessoas a orar por um campo ou projeto.

Lives: Promova lives missionárias durante o período da Campanha.  Agende com os missionários da CBBA e também com o Gerente de Expansão Missionária. As lives devem ter, preferencialmente, até uma hora de duração. O conteúdo deverá ser voltado para a campanha: testemunhos missionários, informações sobre os campos, etc. Pode-se também abrir para perguntas do público.

Reuniões online: Pequenos grupos, MCM, MR, ER, classes de Escola Bíblica, dentre outros, poderão fazer reuniões voltadas para Missões Estaduais. O momento é propício para que os integrantes do grupo orem em prol da obra missionária na Bahia.

E você, promotor(a), tem uma sugestão diferente? Compartilhe conosco!

Lidiane Ferreira | Gerente de Comunicação e Marketing da CBBA

6 dicas para fazer uma live ao vivo no Instagram

Diante do desafio da pandemia e do isolamento social, que fechou praticamente todos os templos de igrejas e impediu a realização de cultos presenciais em todo o Brasil, as igrejas começaram a descobrir plataformas e ferramentas digitais capazes de proporcionar atividades on-line e manter, mesmo que à distância, a interação com os membros, além de mantê-los informados e motivados. Uma dessas atividades on-line chamamos de Live.

Com tamanha preferência do público por conteúdos audiovisuais, não é de se espantar que os que são feitos ao vivo tenham um poder e alcance ainda maior, e com isso, sua audiência ultrapassa largamente a quantidade de pessoas de um culto normal na igreja. Uma live pode alcançar, inclusive, pessoas que jamais pensaram entrar em uma igreja.

Mas, embora seja uma coisa simples de fazer, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a qualidade da transmissão ao vivo e manter a atenção das pessoas do outro lado da telinha.

Quem sabe faz ao vivo

Fazer ao vivo não costuma ser um problema para pastores, líderes e outras pessoas acostumadas a falar em público na igreja. Mas, quando passamos para um ambiente virtual, a coisa muda de figura, e quem se achava com desenvoltura o bastante para falar do púlpito da igreja pode perceber que na internet não é tão fácil assim, afinal, interagir com pessoas a poucos metros é bem mais motivador do que interagir com uma telinha de poucas polegadas.

Com os templos fechados e as “ovelhas” sem poder sair de casa, a valorização de lives em tempo real, proliferaram por toda a parte. Desde então, esse tipo de transmissão on-line vem sendo largamente utilizada pelas igrejas para atrair visualizações, encorajar os fiéis e engajá-los em suas causas. E é aí que entra o trabalho do Promotor de Missões Estaduais.

O Instagram é notoriamente conhecido por permitir a realização de lives, e por seu  funcionamento ser bem simples -- basta deslizar a tela para a esquerda e selecionar a opção “ao vivo” – vou me deter apenas a ele, embora você possa transmitir lives também pelo Facebook e Youtube.

Vamos às dicas

1. Planeje o que será dito

Mesmo que você se sinta confortável em falar com o público, roteirizar o que será dito é essencial para evitar falhas e garantir a máxima eficiência da transmissão.

É claro que, devido ao caráter mais informal das redes sociais, não é recomendado que você siga um script rigoroso ou seja formal demais. Porém, criar um roteiro estabelece uma base estrutural para você desenvolver suas ideias de forma mais confiante.

É importante que você domine completamente o tema de missões estaduais deste ano e conheça bastante a realidade de missões no seu estado, além de saber informar como as pessoas podem participar dessa obra. Também é fundamental, para manter sua audiência engajada, eliminar pausas longas desconfortáveis, momentos de silêncio e vícios de linguagem.

2. Prepare o cenário para a gravação

Um dos principais determinantes para o sucesso de uma transmissão ao vivo é o cenário. Não estamos falando de uma grande produção, então não é preciso que o local da gravação seja muito sofisticado. Basta encontrar um ponto com boa iluminação e sem ruídos sonoros. No quesito decoração, a criatividade é sua principal aliada. Mesmo a parede branca da sua casa pode se transformar em um cenário interessante com a adição de alguns elementos visuais, como pequenos cartazes com frases missionárias ou o próprio logotipo Reaja!, que podem ser impressos na sua própria impressora. Se ao fundo tiver uma estante, ornamente as prateleiras com objetos regionais ou que remetam a missões, como livros e porta-retratos contendo versículos bíblicos missionários. Outra coisa que você pode fazer é um pequeno varal com barbante de sisal e pendurar nele fotos de diferentes regiões do seu estado, assim como realidades sociais e pessoas que necessitam do Evangelho.

É importante ressaltar a importância de um equilíbrio visual. Da mesma forma que um cenário vazio não é atrativo, um local decorado demais pode desviar a atenção dos espectadores. Uma dica importante, caso você esteja sozinho na produção, é providenciar um suporte adequado para o celular. Afinal, você não quer que o vídeo seja interrompido ou apresente um enquadramento ruim.

3. Faça uma boa divulgação

Uma vez que você tenha decidido o propósito, local e horário da sua transmissão, não demore a comunicar ao público. Criar um senso de antecipação é crucial para que seus seguidores se planejem para consumir o conteúdo e espalhem a notícia para outras pessoas.

É importante que a divulgação seja realizada em diferentes canais, a fim de atingir o maior público possível. Dentro do Instagram, mescle posts no feed com avisos nos stories e não pare de divulgar até momentos antes do início da live.

No menu MATERIAL > ARTES DIGITAIS do hotsite tem a moldura MINHA LIVE DE MISSÕES que você pode editar com a sua foto e as informações da sua própria live e divulgar nas redes sociais.

4. Teste a qualidade de imagem e som

Nada pior para uma transmissão ao vivo do que a ocorrência de falhas na imagem e no som. Além de afastar o público, que rapidamente perde a paciência com conteúdo sem qualidade, esse problema pode afetar negativamente o seu propósito. Portanto, testar esses aspectos nunca é demais.

É preciso garantir que o seu dispositivo não apresente nenhum tipo de problema envolvendo a gravação de imagens e sons. Porém, além disso, outros cuidados são necessários. Caso você opte por realizar a live em espaços públicos, assegure-se de que o local escolhido conta com boa iluminação e pouco — nenhum, se possível — ruído.

Caso esteja em local fechado, evite gravar próximo a janelas e portas, já que barulhos inesperados podem surgir. Outro fator essencial é prestar atenção ao tom de voz utilizado. É crucial manter o volume da sua fala em um ponto que possa ser ouvido por todos com clareza.

5. Aposte na interação com usuários

Um dos grandes diferenciais desse tipo de conteúdo, como já falamos, é o alto potencial de engajamento por parte do público. Não espere que isso aconteça de forma natural. Como realizador da live, é importante que você, sempre que possível, faça comentários instigando os participantes a enviar dúvidas, opiniões e considerações.

Dito isso, não deixe que a audiência perca interesse nesse engajamento. É crucial que você leia e responda os comentários deixados pelo público.

Uma prática interessante é ler em voz alta o que foi enviado e divulgar o nome do usuário, agradecendo a interação. Isso vai fazer com que ele se sinta especial e pode encorajar mais pessoas a tomar a mesma atitude.

6. Configure o Instagram para salvar o conteúdo

Antes de iniciar sua live, visite as configurações de story e selecione a opção “salvar no rolo da câmera”. Ao fazer isso, você garante que poderá acessar a totalidade da transmissão uma vez que ela tenha sido encerrada.

A partir daí, você pode selecionar os trechos mais relevantes e criar posts no seu feed, para alcançar seguidores que não tenham participado da live. É possível, também, postar alguns trechos em outras redes sociais, a fim de alcançar ainda mais pessoas.

Bem, agora é com você. Boa audiência!

*Dicas adaptadas do Blog Rock Content

Por: Calné de Oliveira | Designer Gráfico | Idealizador da Identidade Visual da Campanha


Minha história de Promotor de Missões

Inicia aos nove anos de idade, quando comecei a ser levado para a Primeira Igreja Batista de Alagoinhas pela minha tia Isaurí, participando dos Embaixadores do Rei (ER) e do Grupo de Ação Missionária (GAM). Diga-se de passagem, a organização dos ER da PIBA foi criada por minha mãe, D. Anita, com o nome “Embaixada Pr. Belarmino do Monte”.

Acredito que este ardor por Missões surgiu dela, porque todos foram conduzidos por Tia Isaurí no mesmo período e, durante o meu caminhar, passei a gostar de promover missões. Mesmo assumindo cargo de liderança na igreja, nunca desassociei a esse meu chamado. Sim, chamado, pois os cargos que exerci, que vão de professor de adolescentes, jovens, vice-líder da EBD e Ministro de Educação - autodidata, presidente dos jovens até Ministro do Conselho Missionário, todos foram cargos que passam e passarão, mas o de promover Missões não tem fim.

Ao assumir o cargo de Presidente da Associação Batista Leste (ABL), por pelo menos dez vezes entre a titularidade de presidente e vice-presidente, ampliei a minha ação, mobilizando toda a região, o que continuo a fazer como presidente atual. Ao sair, meu desejo é continuar a fazer essa mobilização na minha igreja atual, a Igreja Batista Emanuel em Alagoinhas (IBEA), a qual sou promotor de Missões, bem como manter essa divulgação em toda a região.

Não tenho uma data exata para dizer quando comecei a ser um Promotor de Missões, até porque nunca me preocupei com esse detalhe. Sei apenas que amo promover o projeto missionário da minha denominação e, fora dela, faço com o maior prazer, por entender que essa é uma responsabilidade dada a mim por Deus e eu não posso deixar de obedecer.

Alfrenito Moreira Bispo
Promotor de Missões | Igreja Batista Emanuel em Alagoinhas