Blog Reaja!

REAJA! 52 PRINCÍPIOS SOBRE O LIVRO DE NEEMIAS

Princípio 49: Conquista
20 ago 2021, 00h00

Conquista

“O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia de elul, em cinquenta e dois dias. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus.” Neemias 6:15-16 NVI.

O muro foi concluído em 52 dias. Todos ficaram maravilhados com a rapidez e eficácia daquele grande projeto. Os inimigos que duvidaram e zombaram do recomeço de Jerusalém, testemunharam a mão de Deus agindo em favor deles. A zombaria foi trocada por orgulho ferido. Quanto a Neemias, no vigésimo quinto dia de elul (mês de setembro), contemplou uma das suas maiores conquistas. Seu objetivo de reconstruir a muralha, que estava drasticamente destruída, foi concluído com êxito. A ferramenta conquista se define em alcançar algo com esforço e trabalho. Sabemos que o afinco e colaboração da população que se uniu para trabalhar em prol da reconstrução foi surpreendente. Além disso, Neemias, o líder e motivador da obra, passou por muitos estágios antes de contemplar o sucesso da conquista.

Vamos relembrar as ferramentas que Neemias utilizou antes do vigésimo quinto dia de elul, isto é, o dia que ele conquistou objetivo da sua viagem. Antes de conquistar, Neemias usou a ferramenta do Conhecimento, Oração, Jejum, Reconhecimento, Constância, Generosidade, Confissão, Arrependimento, Conversão, Obediência, Prática, Propósito, Submissão, Honra, Petição, Alegria, Orientação, Educação, Prudência, Silêncio, Inspeção, Esperança, Confiança, Motivação, Experiência, Proteção Emocional, Fé, Disponibilidade, União, Ação, Restituição, Reparação, Superação, Dedicação, Vigilância, Armadura, Coragem, Memória, Luta, Prontidão, Sabedoria, Justiça, Amor, Exemplo, Prioridade, Foco, Determinação e Identidade. E, então, Neemias e seus colaboradores, com a intervenção de Deus, esforço, trabalho, e todas as ferramentas citadas acima, concluíram o projeto da reconstrução do muro. Muitas pessoas perdem o sabor da conquista, porque querem pular estágios, pegam atalhos para saltar fases indispensáveis. Pois os ciclos da vida são caixas repletas de ferramentas que nos trazem experiência, maturidade, conhecimento e consequentemente capacidade de conquistar. Por isso, não pegue atalhos! Se dedique a manusear perfeitamente cada ferramenta que os ciclos da vida lhe proporcionar. Pois, no momento certo, Deus colocará a ferramenta da conquista em suas mãos!